top of page

10 Cuidados que você deve ter com o seu carro antes de pegar a estrada

O que pode ser pior do que o carro quebrar em uma rodovia? Nada é mais desagradável do que ficar a pé durante a viagem. Você terá que pedir ajuda, procurar um mecânico, esperar o conserto… Tudo isso se complica se for de noite ou se estiver chovendo. Vale lembrar que além de possuir um bom seguro para o seu carro é sempre importante termos alguns cuidados com o seu carro antes de pegar a estrada.

Separamos 10 cuidados para você pegar a estrada tranquilamente e não ter surpresas durante o trajeto.

1 – Nível do óleo

Sem óleo suficiente para funcionar, o motor simplesmente trava. Este problema é muito simples de ser resolvido: leve seu carro ao posto de sua confiança e peça para verificar o nível do óleo e os filtros de ar. Se a quilometragem do óleo estiver vencida, peça para fazer a troca. Aproveite a parada no posto e verifique também a água do radiador e as correias.

2 – Velas

Velas sujas podem comprometer o bom funcionamento do motor, deixando ele “engasgado”. Passe numa oficina mecânica e peça para fazer a limpeza das velas. O mecânico também deverá verificar se os cabos do distribuidor estão em bom estado.

3 – Limpador de para-brisas

Ninguém gosta de viajar com chuva. Mas a situação pode piorar se o carro não tiver um bom limpador de para-brisas. Veja se as palhetas estão desgastadas. Se a borracha não estiver limpando com eficiência o pára-brisa, troque-a. Não se esqueça de completar o reservatório do limpador. Adicione algumas gotas de detergente na água para ajudar na remoção de oleosidade do vidro.

4 – Iluminação

Os sinalizadores de seta são importantíssimos durante a viagem, seja de dia ou de noite. Por isso, não deixe de checar se todos os sinalizadores estão funcionando. Os faróis, tanto baixo e alto, devem estar funcionando perfeitamente.

5 – Pneus

Viajar com pneus carecas e desgastados, além de colocar sua vida em perigo, deixa o carro passível de ser guinchado se for pego pela policia rodoviária. Veja mais algumas dicas:

  • Troque os pneus ou faça o rodízio se for necessário. Providencie também o balanceamento;

  • Estando com os pneus adequados, passe no posto para calibrá-los seguindo a medida estipulada no manual do veículo;

  • Lembre-se que o estepe também deve estar calibrado e sem desgastes;

  • Já que estamos falando de pneus, dê uma olhadinha pra ver se o kit obrigatório “triângulo, chave de roda e macaco” está dentro do carro.

6 – Freios

Se o pedal estiver baixo ou se ele estiver fazendo um ruído anormal ao ser acionado, então provavelmente as pastilhas e as lonas estão desgastadas. Uma revisão na mecânica de sua confiança pode resolver esse problema. O mecânico irá revisar os discos, sistema hidráulico e o nível do fluido.

7 – Suspensão

Empurre cada canto do carro para baixo e solte em seguida. Se a carroceria voltar ao seu estado original sem parar, quer dizer que o amortecedor está bom. Mas se a carroceria balançar mais de duas vezes, é sinal de que o amortecedor está desgastado. Troque os amortecedores em pares. Exemplo: se trocar o lado direito da frente, será preciso também trocar o lado esquerdo da frente.

8 – Cinto de segurança

O cinto de segurança é fundamental em casos de colisões, pois ele impede que seu corpo seja arremessado para a frente. Verique se o cinto fica bem travado no prendedor. Antes de ligar o carro e sair de viagem, não se esqueça de colocar o cinto de segurança. Se for levar passageiros, faça com que todos usem o cinto.

9 – Peso

Colocar mais peso do que o carro suporta irá comprometer o funcionamento do motor e principalmente dos freios. Respeite o limite de peso indicado no manual do veiculo. Ao colocar a bagagem em seu carro, tome cuidado para que a visão do retrovisor não fique obstruída.

10 – O motorista

Não é apenas no carro que você precisa fazer revisões antes de viajar. A peça que fica atrás do volante também é de suma importância para uma boa viagem. Por isso, descanse bem antes de pegar a estrada. O sono e o cansaço podem lhe prejudicar a visão e a noção de espaço. A cada duas horas, procure parar e fazer uma alimentação leve. Aproveite para esticar as pernas e lavar o rosto. Respeite a faixas da pista e só ultrapasse em linhas tracejadas. Respeite as indicações de velocidade.

Siga as dicas e faça uma boa viagem.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page